Os próximos dias serão marcados por chuva e ventos intensos. Embora a semana tenha começado com temperaturas elevadas, com os termômetros chegando a registrar 36°C, o avanço de uma frente fria, no fim desta segunda-feira (6), já começa a mudar o cenário.
A previsão indica ventos fortes na noite de segunda-feira (6), que podem se estender pela madrugada e ao longo de terça-feira (7), com rajadas de até 80 km/h. A partir de terça, o tempo chuvoso deve predominar, com precipitações moderadas a fortes que podem persistir até sexta-feira (10). Com a instabilidade, as temperaturas tendem a cair de forma significativa.
MARÉ
De acordo com boletim do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas-Unisanta, a maré ficará elevada e o mar agitado a partir da tarde de terça-feira (7).
A maré poderá alcançar 1,8m na região da orla da praia e 1,9m no interior do estuário, com altura máxima prevista para quarta-feira (8), às 3h. As ondas podem ultrapassar 2,0m de terça até quinta-feira, fazendo com que o estado seja atenção na região da orla e do estuário.
Se as previsões se confirmarem, há possibilidade de inundações costeiras e alagamentos durante os períodos de maré alta, que podem ser potencializados com a chuva e os ventos previstos. Não são esperados impactos significativos nas estruturas urbanas devido à ação das ondas.
RECOMENDAÇÕES
As orientações incluem não entrar em áreas alagadas, buscar abrigo em possíveis momentos de tempestade e não enfrentar alagamentos ao transitar com um veículo.
Moradores das áreas de risco a deslizamentos devem ter atenção aos sinais de instabilidade do terreno, como surgimento de trincas e rachaduras na casa, inclinação de postes e muros e água barrenta descendo da encosta nos momentos de chuva forte. A Defesa Civil pode ser acionada pelo número 199.