Depois de dois adiamentos devido às condições climáticas, a 3ª etapa do 11º Campeonato Santista de Águas Abertas foi realizada neste domingo (30), na Praia da Aparecida, num cenário perfeito para a disputa: sol e mar calmo, quase uma piscina. Os santistas Rafael dos Santos Antunes /CR Internacional/Fupes) e Daniele Roncatto (Kikuda Training) foram os melhores na Prova Moacyr Rebello dos Santos – Moa, organizada pela Secretaria de Esportes (Semes).
“O mar hoje estava perfeito para a disputa. Dar os parabéns pelo grupo da Semes, pela organização, que insistiu na realização dessa prova, após ser adiada em duas oportunidades e hoje deu tudo certo. O beneficiado é o munícipe”, afirmou o secretário de Esportes, Rogério Sampaio, destacando que além da prova em si, há uma grande confraternização dos praticantes de águas abertas.

DOBRADINHA
No masculino, Rafael, imprimiu um ritmo forte e logo na primeira (das quatro) boias já passou em primeiro e depois manteve a ponta, para chegar poucos segundos à frente de seu irmão, Renan dos Santos Antunes, para uma nova “dobradinha” em família. Em terceiro ficou Pedro André Folha Rezende, que assim como os dois primeiros, treina no Internacional.
“Nas outras duas etapas eu peguei pódio no geral e agora ganhei. A prova hoje foi uma delícia, com mar muito bom, calmo, tudo favorável, solzão, clima bom”, disse Rafael, contando a estratégia. “Eu peguei a direita, fui forte, passei a boia na frente e fiquei segurando forte e consegui sustentar até o final”, disse. “Agora é seguir treinando, porque semana que vem tem outra prova e para 2026, manter a liderança, buscando estar sempre na frente junto com o meu irmão”, reforçou.
IRMÃ OLÍMPICA
Entre as mulheres, Danielle, que é irmã mais nova da nadadora olímpica Gabrielle Roncatto, vem se dedicando esse ano para as provas no mar e cada vez mais gostando. No Santista, ela tinha garantido dois segundos lugares e agora venceu com certa tranquilidade, abrindo mais de dois minutos sobre a vice-campeã, Izabella Queiroz Tavares Pereira. Em terceiro ficou Ana Paula Sobral de Freitas.
“Eu nado desde os cinco anos. Parei no profissional no final do ano passado e agora estou nadando mais provas de mar, que eu tinha um pouco de medo, mas agora estou gostando bastante. Eu nadava algumas vezes quando estava no profissional, mas não era o meu foco, nadava mais piscina. Agora estou começando a me aventurar no mar. Foi uma prova muito legal, o mar estava bom, legal de enxergar as boias e naveguei bem. Gostei bastante”, afirmou Danielle.
KIDS
Além dos adultos, o evento contou com uma prova kids, como forma de incentivo à nova geração. Os irmãos João Pedro e Maria Luiza de Oliveira Meurer foram os mais rápidos. O menino de 11 anos e a menina de 8 foram motivados pelo pai, Gustavo Bechara Meurer, que também competiu na prova. Os resultados completos podem ser conferidos no site oficial da cronometragem, acessando o link da prova.
