Restaurante-escola de Santos reabre ao público com cozinha modernizada e novo cardápio

Redação Santos Notícias
Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos
Casa cheia e sorrisos marcaram a reabertura do Restaurante-Escola Estação Bistrô, nesta terça-feira (21). Após um período de reforma, o restaurante localizado no Largo Marquês de Monte Alegre, no Valongo, retomou as atividades com a cozinha totalmente modernizada e cardápio reformulado.
O espaço, mantido em parceria com a Universidade Católica de Santos (Unisantos) e a Prefeitura de Santos, tem como propósito unir formação profissional, experiência gastronômica e impacto social positivo.
Logo na entrada, o ‘vai e vem’ dos alunos uniformizados denunciava que a cozinha está viva de novo. Entre panelas cheias e risadas tímidas, quem comanda a equipe é o chef Júnior Monteiro Leite, que não escondia o orgulho e entusiasmo. “É um momento muito esperado. O Bistrô é uma sala de aula viva, onde os alunos têm contato direto com o público e aprendem na prática o funcionamento de um restaurante. É emocionante ver o salão cheio outra vez”.
MECA SANTISTA
A reabertura veio com sabor típico Cidade. A Meca Santista, prato oficial da Cidade, marca presença em um menu completo por R$ 79, com dadinho de tapioca com peixe e de sobremesa o Bolo 3 Cafés com Sorvete.
A aluna Rebeca Cruz Meireles, 18 anos, moradora da Vila Nova, destacou o aprendizado envolvido na montagem do cardápio. “Estar aqui atendendo o público é uma oportunidade para aplicar o que aprendemos e mostrar o que a cozinha santista tem de melhor. É uma experiência única”.
NOVOS PRATOS
O cardápio ganhou pratos novos como Milanesa à Marguerita (filé mignon bovino empanado, risoto marguerita com tomate muçarela cremosa e folhas de manjericão crocante).
Outra novidade é a Sobrecoxa à Romesco (filé de sobrecoxa assado lentamente, acompanhado de batatas rústicas douradas, conserva de abobrinha e arroz ao molho romesco), além do Filé ao Glacê de Vinho (filé mignon bovino grelhado glaceado com molho a base de vinho, arroz cremoso de alho poró e chips de batata).
De sobremesa. a novidade é o Bolo 3 Cafés com Sorvete e o Petit Gateau de Doce de Leite.
CLIENTES
Entre os primeiros clientes a entrar no salão, a médica, Ana Paula Santana, 23 anos, acompanhava os pais, José Erly e Márcia Santana. A moradora do Gonzaga aprovou o resultado. “Venho desde que o restaurante abriu. É bom ver o espaço cheio novamente e saber que o atendimento e a comida continuam excelentes”.
Com a cozinha nova, o espaço também ganhou um ar mais moderno, sem perder o charme do casarão histórico onde funciona. Segundo o coordenador, Anderson Santana Souza, o projeto é essencial para que jovens em situação de vulnerabilidade social tenham oportunidade de ter uma profissão e se inserir no mercado de trabalho. “A volta do restaurante depois da modernização da cozinha era muito esperada pelos alunos, pois aqui eles colocam em prática o que aprenderam nas aulas teóricas e estão mais perto de realizarem o sonho de entrar no mercado de trabalho”.
SERVIÇO
O Restaurante-Escola Estação Bistrô segue aberto de terça a sábado, das 12h às 15h, no Largo Marquês de Monte Alegre, Valongo, para seguir misturando aprendizado, sabor, hospitalidade, ingredientes que nunca saem do cardápio.

Veja também:

Atlético-MG garante empate dramático no Equador e decide vaga em casa na Sul-Americana
Rio registra madrugada mais fria da década em outubro
Com 5,6 mil novos postos, Santos é uma das cidades que mais criaram empregos no Estado em 2025
Restaurante-escola de Santos reabre ao público com cozinha modernizada e novo cardápio

Mais lidas hoje: