A garotinha que se divertia ajudando o pai no atendimento de um restaurante por quilo na década de 90, em Santos, nunca imaginou que agora adulta com 44 anos, seria dona de outro restaurante que iria concorrer ao melhor quilo do Estado, e quem sabe, em breve, do Brasil.
Marielly Passos dos Santos se inscreveu no concurso “O Quilo É Nosso”, promovido pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) em parceria com o Mundo Mesa e agora o Família Santos, que fica na Vila Mathias, em Santos é um dos quatro finalistas da etapa estadual.
“Estamos muito felizes porque este não é só um tributo ao nosso passado, é um presente e um legado para o futuro da Família Santos”, conta Mary.
Neste ano, o tema é “Comer e votar: é só começar”. Na 1ª etapa, mais de 150 restaurantes por quilo de todo Brasil se inscreveram, de 43 cidades distribuídas em 16 estados diferentes.
Agora, o júri técnico tem até dia 10 de outubro para avaliar e escolher o vencedor estadual entre o Família Santos, dois restaurantes da Capital e um de Campinas. Quem ganhar se credencia para a final nacional nos dias 29 e 30 de outubro, em São Paulo e pode levar o título de melhor restaurante por quilo do Brasil.
Mais sobre a história do Família Santos
Marielly carrega a paixão do pai Marco Antônio, falecido há 4 anos, pela gastronomia. Ele começou a trabalhar bem cedo, carregando peixe, depois com hortifruti, teve restaurante e sempre trabalhou no ramo de alimentação. Mary, apesar de ter flertado com a área da saúde, escolheu seguir os passos do pai e há 12 anos, comanda o Família Santos.
“Desde criança meu pai me levava pra ajudar no caixa, na balança do restaurante por quilo que ele tinha, e hoje, eu apesar de não cozinhar, faço toda a gestão e crio pratos. Quando soube do concurso logo pensei numa dupla homenagem: o peixe, que traz a lembrança do meu pai, mas também nossas raízes caiçaras. Ele não é apenas uma proteína do nosso buffet, é símbolo da nossa origem, da resiliência da nossa família, da cidade de Santos e da memória de quem transformou dificuldades em oportunidades.”, conta Marielly.
Os líderes da Abrasel Baixada Santista também comemoram. “Ficamos muito felizes em saber que a região tem um representante na final estadual e torcemos para que o Família Santos, que já é um vencedor, consiga trazer o título pra Baixada Santista”, diz o líder institucional, Luan Paiva.
“É a prova viva de que viver da gastronomia tem seus desafios e encantos. E isso incentiva ainda mais outros comerciantes a sempre manter o legado familiar e acreditar em fazer a diferença”, conta o líder de relacionamento, Guilherme Karaoglan.
Prato criado para o concurso
Um dos requisitos do concurso era criar um prato valorizando a alimentação saudável e que deveria fazer parte do bufê do restaurante durante dez dias. Com o tema “Do cais ao prato: a nossa história começa no mar”, o prato do Família Santos tem nome chique: Piramutaba Crocante ao Molho de Moqueca, Mousseline de batata baroa com batata inglesa e Farofinha de mix de oleaginosas.
“É um prato que traduz nossa história com a crocância da piramutaba lembra a força de quem não se deixou quebrar; o molho de moqueca, feito com dendê e leite de coco, representando o calor e o abraço da família; o mousseline de batata baroa e batata inglesa que traz o aconchego de um lar simples e a farofinha de oleaginosas que simboliza a união, onde cada pedaço diferente forma algo maior”, conta Marielly sobre o conceito do prato.
Receita do prato
Ingredientes (rendimento 20 porções para buffet)
Peixe
· 3 kg de filé de piramutaba (corte em cubos médios, sem espinha)
· 30 g de alho fresco picado
· 80 ml de limão tahiti
· 30 g de sal refinado
· 10 g de pimenta-do-reino moída
· 200 g de farinha de trigo
· 6 ovos batidos
· 600 g de farinha panko
· 500 ml de óleo para fritura Molho de Moqueca
· 200 g de cebola picada
· 200 g de pimentão vermelho e amarelo em cubinhos
· 50 g de alho picado
· 120 ml de azeite de dendê
· 800 ml de leite de coco
· 200 g de tomate concassé
· 30 g de salsa fresca picado (incluindo talos – critério de aproveitamento integral)
· 10 g de sal
· 5 g de pimenta dedo-de-moça sem semente
Mousseline de Batata Baroa
1,5 kg de batata baroa
1,5 kg de batata inglesa
150 g de manteiga sem sal
250 ml de creme de leite
250 ml de leite
5 g de noz-moscada ralada
Sal e pimenta branca a gosto
Farofinha Crocante de Castanhas
300 g de farinha de mandioca torrada grossa
120 g de mix de oleaginosas
80 g de manteiga de garrafa
80 g de talos de cheiro-verde finamente picados (aproveitamento integral)
Sal a gosto
Modo de Preparo
1. Peixe – Tempere os cubos de piramutaba com alho, limão, sal e pimenta. Empane na farinha de trigo, ovos batidos e panko. Frite em óleo quente até dourar.
2. Molho de Moqueca – Refogue cebola, alho e pimentões no azeite de dendê. Acrescente tomate, pimenta e leite de coco, cozinhando até encorpar. Finalize com salsa fresca (folhas e talos).
3. Mousseline – Cozinhe a batata baroa e a batata inglesa até ficar macia. Amasse e passe na peneira. Em fogo baixo, misture manteiga, leite e creme de leite até ficar aveludado. Tempere.
4. Farofinha – Derreta a manteiga de garrafa, adicione talos de cheiro-verde e mix de oleaginosas, finalize com farinha de mandioca até crocante.
5. Montagem no buffet – Cubos de peixe dourados, ao lado do mousseline. Molho de moqueca servido por cima, finalizado com farofinha crocante
Vencedores de 2024
Na última edição, o restaurante Framboá, localizado em João Pessoa, na Paraíba, foi escolhido o melhor restaurante a quilo do Brasil. O prato “Menina Brejeira”, assinado pelo chef José Tavares, levou o título para o Nordeste pela 2ª vez em oito edições da disputa.
Um pouco sobre a história da comida por quilo
O modelo de restaurante por quilo, criado em Belo Horizonte nos anos 1980, se consolidou como uma solução prática para a alimentação fora do lar. Em 1984, o mineiro Fred Mata Machado criou o restaurante Isto e Aquilo, considerado o primeiro restaurante a quilo do mundo.
Hoje faz parte da rotina de milhões de pessoas. Desde 2017, “O Quilo é Nosso” busca valorizar esse formato tradicionalmente brasileiro, estimulando a criatividade dos chefs e fortalecendo os negócios do setor.
O Quilo é Nosso tem a realização da Abrasel, patrocínio da Coca-Cola Brasil, Pluxee, Rational e Caixa, com apoio da Nogueira Brinquedos e parceria com Mundo Mesa.
Sobre a Abrasel Núcleo Baixada Santista – Criada em abril/2024, está presente nas nove cidades da região: Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente. A intenção da Abrasel Núcleo Baixada Santista é justamente levar aos empresários debates sobre questões importantes como: geração de empregos, equilíbrio financeiro, taxas de serviço mais atraentes, entre outras demandas.