Santos aplica inseticida nos cemitérios para prevenir dengue e chikungunya

Redação Santos Notícias
Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos

Agentes de combate a endemias de Santos realizaram, nesta segunda (4), a aplicação de inseticida nos cemitérios municipais do Paquetá, Areia Branca e Filosofia.

O objetivo é combater as fêmeas do mosquito Aedes aegypti na fase adulta, quando podem transmitir a dengue e a chikungunya se estiverem infectadas, além de procriar em locais com acúmulo de água, que receberam larvicida para eliminação de possíveis focos com larvas e pupas (fases iniciais do ciclo de vida da espécie).

A ação busca proteger o grande número de visitantes que as necrópoles recebem no Dia dos Pais, neste domingo (10). Trata-se de uma intensificação, uma vez que os cemitérios são considerados pontos estratégicos e recebem visitas quinzenalmente dos agentes com o intuito de eliminar criadouros e situações de risco para a proliferação do Aedes.

A nebulização marcou o início das atividades de enfrentamento ao mosquito dessa semana. Na quarta (6), o destaque é o 30º Mutirão de Combate ao Aedes Aegypti, que percorrerá os bairros São Jorge e Caneleira, com 65 agentes de combate a endemias escalados, além de 25 colaboradores da Terra Santos, que coletarão materiais inservíveis.

Os agentes de combate a endemias são identificados com uniforme e crachá funcional.

Nos 29 mutirões realizados em 2025, foram eliminados 1.528 focos com larvas de mosquito e contabilizadas 2.125 recusas à entrada dos agentes.

Neste ano, Santos contabiliza 4.032 casos de dengue, com pico nos meses de abril e maio e quatro mortes. A chikungunya soma 218 casos em 2025 em Santos.

05/08 – 9h
Ação Educativa – Sala de Espera na Policlínica Areia Branca (Rua Francisco Lourenço Gomes, 118)

06/08  – 9h
Ação Estande educativo – Policlínica Santa Maria/São Jorge (Rua Maestro Antônio

07/08 – 9h
Ação Educativa Centro Histórico – Museu Pelé (Largo Marquês de Monte Alegre, 1)

08/08 – 9h
Ação Educativa na Feira Livre – São Jorge (Rua Domingos José Martins)

10/08 – Ação de Controle do Aedes
Local: Cemitérios Municipais do Paquetá (R. Dr. Cochrane), Areia Branca (Av. Nossa Senhora de Fátima s/nº) e Filosofia (Praça Ruy de Lugo Viña s/nº).

A vacina contra a dengue segue disponível nas policlínicas para crianças e jovens de 10 a 14 anos. Para completar o esquema vacinal, são necessárias duas doses, com intervalo de três meses entre elas. Até o momento, 24,05% do público-alvo completou o esquema vacinal.
Somente com as duas doses a pessoa está devidamente protegida. Quanto mais gente vacinada, menos o vírus circulará na cidade.

As fêmeas do mosquito Aedes aegypti depositam ovos em locais de água parada. Esses ovos necessitam de água e calor para eclodir. Assim, surgem as larvas, que mais tarde se transformam em pupa e, por fim, em mosquito.

Somente as fêmeas se alimentam de sangue humano, necessário inclusive para a maturação de seus ovos antes de serem depositados. Porém, se essa fêmea tiver picado uma pessoa infectada por dengue ou chikungunya, ela se torna transmissora dos vírus ao sugar o sangue de outros indivíduos.

Casa a Casa – programa de visitação de rotina aos imóveis
Mutirão – varredura realizada semanalmente em algum bairro da Cidade
Visitas aos imóveis especiais e pontos estratégicos – locais visitados mensalmente
Imóveis especiais: grande circulação de pessoas – escolas, hotéis, shopping centers
Pontos estratégicos: mais risco de criadouros – borracharias, oficinas, ferros-velhos, cemitérios, obras
Nebulização – aplicação de inseticida no entorno da residência de pessoa infectada para combater o mosquito já na fase adulta, quando está transmitindo as doenças
Armadilhas – Santos possui 481 armadilhas distribuídas por toda a Cidade, monitoradas semanalmente, que mostram o índice de infestação de mosquito no local
Acompanhamento epidemiológico – notificação e investigação de todos os casos de doenças transmitidas pelo Aedes pela Vigilância Epidemiológica
Atividades Educativas – atividades educativas nas ruas, escolas, palestras em empresas e instituições, pedágios em diferentes pontos da Cidade, participação em eventos, estandes temáticos e reuniões em condomínios
Monitoramento com drones em locais de difícil acesso
Atendimento a denúncias – feitas na Ouvidoria Municipal pelo telefone 162 ou site www.santos.sp.gov.br/ouvidoria

Veja também:

Defesa Civil alerta para frio intenso no estado de São Paulo
Operação da PF em Guarulhos impede tráfico de animais silvestres
Pesquisadores brasileiros criam teste rápido para bebidas adulteradas
Desabamento em Olinda deixa dois mortos e feridos

Mais lidas hoje: