Santos compra antídoto para reverter intoxicação por metanol

Redação Santos Notícias
Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos

A Secretaria de Saúde de Santos (SMS) comprou, de forma emergencial, ampolas de álcool absoluto injetável (álcool etílico 99,9%), que é o antídoto para intoxicações causadas por metanol, substância que pode ser usada para adulterar bebidas. A medida foi tomada devido à urgência em ter o material em estoque para eventuais casos de contaminação.

Até o momento, não há caso confirmado de intoxicação em Santos por ingestão de metanol. “Estamos em um momento de alerta nacional. O antídoto será disponibilizado aos serviços de saúde quando necessário para reverter o mais breve possível um caso de intoxicação por metanol e salvar vidas”, afirma o secretário de Saúde de Santos, Fábio Lopez.

A população deve procurar pela unidade de pronto atendimento mais próxima em caso de sintomas. Náuseas, dor de cabeça, vômitos, tontura, falta de coordenação e embriaguez são os que aparecerem primeiro. Porém, os casos de intoxicação por metanol incluem alterações visuais (visão turva, visão dupla, fotofobia, cegueira) e, de 8 a 24 horas após a ingestão, acidose metabólica grave, que pode levar ao coma e óbito.

“Importante sempre ressaltar que o metanol não possui cor, aroma ou sabor diferente. Ou seja, a pessoa que faz a ingestão desse componente não o percebe”, pontua o secretário.

Todos os serviços de saúde da Cidade, públicos e privados, foram orientados a realizar notificação imediata de casos suspeitos de intoxicação por metanol à Seção de Vigilância Epidemiológica de Santos, conforme norma do Ministério da Saúde. Todas as notificações são acompanhadas até o desfecho clínico.

Denúncias acerca da comercialização de bebidas supostamente adulteradas devem ser oficializadas na Ouvidoria Municipal, pelo telefone  162 (segunda a sexta-feira, das 7h às 18h30); Internet (www.santos.sp.gov.br/ouvidoria) ou no Paço Municipal, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 10h às 16h.

Veja também:

Defesa Civil alerta para frio intenso no estado de São Paulo
Operação da PF em Guarulhos impede tráfico de animais silvestres
Pesquisadores brasileiros criam teste rápido para bebidas adulteradas
Desabamento em Olinda deixa dois mortos e feridos

Mais lidas hoje: