Santos FC e FPF reforçam a luta contra o câncer de mama com a campanha Marque Esse Gol

Redação Santos Notícias

O Santos FC e a Federação Paulista de Futebol se unem mais uma vez na campanha “Marque Esse Gol”, que em 2025 completa 10 anos de história na prevenção e conscientização sobre o câncer de mama.

Nos dias 7 e 8 de outubro, um caminhão de mamografias gratuitas estará estacionado em frente ao Portão 10 da Vila Belmiro, oferecendo exames para as torcedoras.

Para participar é necessário realizar inscrição prévia pelo site www.marqueessegol.com.br. As vagas são destinadas a mulheres acima de 40 anos, que não possuem convênio médico e que tenham autorizado o uso de imagens e dados no formulário de inscrição.

O projeto é formado por voluntárias que já vivenciaram o diagnóstico do câncer de mama, oferecendo um atendimento acolhedor e humanizado. Ao longo de uma década, a iniciativa já possibilitou a realização de mais de 15 mil exames gratuitos, contribuindo para salvar vidas por meio da detecção precoce.

Uma década de gols pela vida

Em 2025, o projeto Marque Esse Gol celebra 10 anos de história levando conscientização sobre o câncer de mama para dentro dos estádios de futebol e ginásios de futsal. Criado por Nátali de Araújo, paciente oncológica que descobriu o câncer de mama aos 26 anos de idade, o projeto encontrou no futebol – a paixão nacional – uma forma única de mobilizar e sensibilizar a sociedade.

Com o apoio da Federação Paulista de Futebol e da ONG Laço Rosa, a iniciativa promove, todos os anos, ações durante o mês de outubro. Além das carretas de mamografia que percorrem diversas regiões, o projeto realiza atividades em campo e em quadra com mulheres diagnosticadas com câncer, destacando suas histórias de força e superação.

O Marque Esse Gol tem parceria com os principais times de futebol de São Paulo e Rio de Janeiro e, ao longo dos anos, vem ampliando sua atuação também junto aos clubes de futsal, garantindo que a mensagem de informação, acolhimento e mobilização alcance cada vez mais torcedores e comunidades.

Em uma década de atuação, mais de 15 mil exames foram doados, resultando no diagnóstico de 65 mulheres com câncer de mama. Somente em 2025, mais de 10 cidades irão receber a carreta de mamografia, ampliando o acesso ao exame.

“Cada exame doado é um gol marcado pela vida. Celebrar 10 anos de Marque Esse Gol é celebrar histórias de esperança e de coragem”, afirma Nátali.

Veja também:

Defesa Civil alerta para frio intenso no estado de São Paulo
Operação da PF em Guarulhos impede tráfico de animais silvestres
Pesquisadores brasileiros criam teste rápido para bebidas adulteradas
Desabamento em Olinda deixa dois mortos e feridos

Mais lidas hoje: