Santos terá vacinação contra sarampo, dengue e gripe no Morro da Nova Cintra neste sábado

Redação Santos Notícias
Foto: Divulgação/ Prefeitura de Santos

Com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal contra dengue, sarampo (dose zero) e gripe, Santos terá imunização neste sábado (2), das 9h às 15h30, na Policlínica Nova Cintra (Rua José Ozéas Barbosa s/nº). As demais doses de rotina também estarão disponíveis, exceto a BCG (que tem programação específica de segunda a sexta) e a da covid-19 para as crianças até 11 anos.

As vacinas de rotina que fazem parte do calendário nacional de imunização são oferecidas de acordo com a idade. Saiba mais em https://www.gov.br/saude/pt-br/vacinacao/calendario.

Em um mês de dose zero em Santos, foram vacinadas 324 crianças, que representam 25,17% do público-alvo, formado por 1.287 bebês de 6 a 11 meses de vida. Embora o índice tenha aumentado gradativamente ao longo do mês, ainda é baixo.

O objetivo da dose zero é garantir uma proteção precoce a uma doença que pode ser letal, em especial nos bebês, cujo sistema imunológico é mais vulnerável, além de fortalecer ainda mais a barreira contra a reintrodução da doença no País, que poderia causar a transmissão entre os residentes de qualquer faixa etária.

A vacina é destinada a crianças e jovens de 10 a 14 anos. Para estar plenamente protegido, são necessárias duas doses, com intervalo de 90 dias. Cerca de 3,3 mil já completaram o intervalo, mas não voltaram para concluir o esquema vacinal.

Na prática, seguem suscetíveis à doença, principalmente a casos graves e mortes. Importante lembrar que não é necessário reiniciar o esquema caso não tenha retornado na data inicialmente prevista.

Em 2025, Santos contabiliza 4.032 casos de dengue, com pico nos meses de abril e maio e quatro óbitos. Em julho, foram confirmados 70 novos casos até o momento.

Qualquer pessoa a partir de 6 meses de vida tem acesso à vacina contra a gripe. O Ministério da Saúde elencou como públicos prioritários as crianças de 6 meses a 5 anos, os idosos a partir de 60 anos e as gestantes. Santos aplicou 126.833 doses de vacina contra a gripe neste ano. Entre os idosos, 50,74% já garantiu a sua proteção; no grupo das gestantes, 40,86%, e entre as crianças, 37,50%.

Documento com foto, CPF e carteirinha de vacinação (se houver).

Veja também:

Defesa Civil alerta para frio intenso no estado de São Paulo
Operação da PF em Guarulhos impede tráfico de animais silvestres
Pesquisadores brasileiros criam teste rápido para bebidas adulteradas
Desabamento em Olinda deixa dois mortos e feridos

Mais lidas hoje: