Saúde capacita brigada contra o Aedes em escola de Santos

Redação Santos Notícias

A Escola Estadual Visconde de São Leopoldo (Macuco) recebeu nesta terça (19), o grupo de Informação, Educação e Comunicação da Secretaria de Saúde (SMS), que iniciou a nova estratégia de combate ao Aedes aegypti. A ação visa capacitar funcionários das escolas do Município para atuarem de forma complementar e rotineira na vistoria de locais que possam servir de criadouro para o mosquito em seu ambiente de trabalho.

O ciclo do mosquito e as precauções para cada estágio da vida do inseto foram explicados pelo agente de combate a endemias Vinicius Câmara, que também treinou o olhar dos funcionários para observar locais que mais precisam de atenção. “Estes locais de grande metragem e com muitas áreas descobertas têm potencial de acumular água da chuva, podendo facilitar o surgimento de criadouros para as fêmeas depositarem ovos”, explicou.

A diretora da escola, Analdina Martes, destacou a importância de manter o ambiente seguro para as crianças, além de conscientizar os funcionários e criar uma visão cautelosa e crítica para estes casos. “Nós fazemos toda a vistoria e higienização necessária para a segurança das crianças, principalmente por se tratar de um prédio tombado, o que torna a limpeza mais difícil”, explicou.

Ela ainda apontou outras mudanças necessárias, como a conscientização dos que não jogam lixo nas lixeiras, o que acarreta entupimento das canaletas de drenagem da escola, criando pontos de água parada e auxiliando na proliferação do mosquito.

As escolas foram selecionadas pelo Centro de Controle de Zoonoses e Vetor (CCZV) em conjunto com a Diretoria Regional de Ensino do Governo Estadual.

QUARTA-FEIRA (20)

9h – 31° Mutirão de Combate ao Aedes aegypti nos bairros: Saboó e Vila Hadad

Ao longo do dia: atividades de rotina em todas as áreas do município: vistoria à imóveis, obras de construção civil, vistoria de pontos estratégicos, vistoria em imóveis especiais, atendimentos a demandas e fiscalização.

14h – Palestra de apresentação e capacitação das brigadas para representantes de escolas municipais, na Escola da Saúde.

QUINTA-FEIRA (21)

9h – Abordagem Educativa; conscientização e orientação sobre cuidados e combate ao Aedes aegypti no Assaí Atacadista

Ao longo do dia – atividades de rotina em todas as áreas do município: vistoria à imóveis, obras de construção civil, vistoria de pontos estratégicos, vistoria em imóveis especiais, atendimentos a demandas e fiscalização.

SEXTA-FEIRA (22)

9h – Formação da brigada contra o Aedes aegypti na Escola Estadual Suetônio Bittencourt (Estuário)

Ao longo do dia – Atividades de rotina em todas as áreas do município: vistoria à imóveis, obras de construção civil, vistoria de pontos estratégicos, vistoria em imóveis especiais, atendimentos a demandas e fiscalização.

A vacina contra a dengue segue disponível nas policlínicas para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Para completar o esquema vacinal, são necessárias duas doses, com intervalo de três meses entre elas. Até o momento, 26,82% do público-alvo completou o esquema vacinal. Há ainda cerca de 3,1 mil jovens que já cumpriram o intervalo de 90 dias e não retornaram para a segunda dose.

Somente com as duas doses a pessoa está protegida. Quanto mais gente vacinada, menos o vírus circulará na Cidade.

Em 2025, Santos contabiliza 4.251 casos de dengue, com pico nos meses de abril e maio e quatro óbitos. A chikungunya soma 333 casos em 2025 em Santos.

Veja também:

PC-SP cumpre mandados em postos ligados a organizações criminosas
Após falha, Linha 4-Amarela do Metrô de SP funciona normalmente
Chuva de meteoros Orionídeas poderá ser vista em todo país; saiba mais
SP: metrô tem falha nesta terça-feira e causa transtornos à população

Mais lidas hoje: