De olho no futuro. Com esse objetivo, a Van Oftalmológica, equipada como um consultório móvel, parte do projeto Futuro com Visão nas Escolas, passou a tarde desta quarta-feira (22) no Educandário Anália Franco para exames em crianças na fase de alfabetização.
Totalmente adaptado, o veículo permite que as crianças passem por avaliação completa. Quando há necessidade do uso de óculos, o acessório é doado pela Casa da Visão, parceira do projeto. Nesta etapa, são atendidos alunos de 5 e 6 anos, previamente triadas pelos educadores.
Diretora pedagógica, Maria Helena Guimarães ressalta a importância da ação para o desenvolvimento. ‘’Muitas vezes, as crianças não têm oportunidade de consultar um médico especialista. Quando o atendimento acontece dentro da escola, a gente garante esse cuidado. Às vezes, nem a família e nem o educador percebem que ela tem alguma dificuldade visual, e isso pode acabar atrapalhando o processo de aprendizagem”.
A médica oftalmologista Letícia Goulart conta como os pequenos lidam com o exame. ‘’A maioria gosta muito, acha divertido porque a cadeira sobe e desce, e elas encaram tudo como uma brincadeira. Algumas ficam um pouco receosas ou choram, mas a grande maioria participa bem e entende a importância, mesmo sendo pequenas’’.
A pequena Maria Elisa, de 6 anos, ficou animada com a possibilidade de usar óculos. ‘’Uma vez usei o óculos da minha mãe e fiquei parecendo uma professora, me achei linda’’.
PRÓXIMAS PARADAS (sujeito a alteração)
24/10 – UME Colégio Santista
29/10 – Educandário Santista
31/10 e 05/11 – UME Eunice Caldas
12/11 – Associação Casa da Criança de Santos
14/11 e 26/11 – UME Noel Gomes Ferreira