Santos sedia maior congresso de saúde pública de SP pelo terceiro ano consecutivo. Inscrições estão abertas

Redação Santos Notícias

Estão abertas as inscrições para o 39º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (https://congresso.cosemssp.org.br/), promovido pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (COSEMS/SP). O evento será realizado de 8 a 10 de abril de 2026, no Santos Convention Center (Praça Almirante Gago Coutinho, 29, Ponta da Praia). Será o terceiro ano consecutivo que a cidade se torna a capital paulista da troca de saberes e experiências em saúde pública.

Com o tema “O SUS e o EnvelheSer: estratégia para uma longevidade digna e com equidade”, o evento contará com a 22ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios e o 15º Prêmio David Capistrano, que reconhece melhorias e avanços na gestão municipal de saúde. Cursos, seminários, rodas temáticas, atividades abertas no Espaço Gilson Carvalho e feira de negócios complementam a programação.

Carregando...

O objetivo é a promoção de debates, reflexões e encaminhamentos que envolvam a troca de experiências, diálogos e comunicação entre os 645 municípios paulistas. Em 2025, o encontro registrou recorde de público e de experiências inscritas, com 3.200 participantes e mais de 2.200 trabalhos apresentados na 21ª Mostra.

Para o secretário municipal de Saúde, Fábio Lopez, é oportuna a realização em Santos do congresso que aborda desafios da longevidade sob a ótica da saúde pública. Afinal, mais de 25% da população santista tem idade acima de 60 anos. “Além de nos honrar com um conteúdo relevante, atual e de alta qualidade técnica, a realização deste evento pelo terceiro ano consecutivo em Santos reforça a vocação do município para o turismo de negócios, com uma ampla rede hoteleira e gastronômica, e muitas opções de lazer e comércio”.

“Serão três dias com 65 atividades e a participação de mais de uma centena de convidados especiais. O tema central é um dos grandes desafios contemporâneos para o Sistema Único de Saúde: o envelhecimento da população e seus impactos sobre a organização da saúde pública, do cuidado e do financiamento. Novas demandas se impõem de forma cada vez mais evidente, exigindo respostas governamentais que assegurem equidade, sustentabilidade e financiamento compatível com as transformações demográficas e sociais em curso”, pontua Adriana Martins, presidente do Cosems.

Veja também:

Receita exonera auditor alvo de operação da Polícia Federal
Sérgio Guedes será homenageado pela Portuguesa Santista pelos 150 jogos no comando
Garçom é esfaqueado por cliente durante Carnaval em Guarujá; suspeito é preso em flagrante
Ônibus intermunicipal invade pista contrária após colidir com mureta na Rodovia Padre Manoel da Nóbrega em São Vicente

Mais lidas hoje: