Santos e AC Camargo Center traçam novas linhas para prevenir tumores de pulmão e colorretal

Redação Santos Notícias

O serviço municipal de saúde em Santos terá novos protocolos de atendimento para diagnosticar pacientes com cânceres de pulmão e colorretal o mais cedo possível. Também será implementada capacitação em oncologia para equipes que atuam em policlínicas.

As medidas são mais um resultado da parceria público-privada entre a Prefeitura, o A.C. Camargo Cancer Center, por meio do programa Missão A.C. Camargo, e a organização Comunitas, iniciada em 2023, focada na prevenção e diagnóstico precoce de câncer no SUS.

Nesta quinta-feira (24), foi realizado um workshop que reuniu cerca de 80 servidores da Secretaria Municipal de Saúde, de todos os níveis de assistência. O encontro foi conduzido pela Sinergia Saúde, consultoria apoiadora do Missão A.C. Camargo.

“A contribuição de profissionais que atuam em toda a cidade na construção desses protocolos e da capacitação é muito importante, porque (eles) trazem olhares e experiências a partir do território em que atuam. Dessa forma, buscamos tornar o nosso serviço cada vez mais acessível, considerando todas as especificidades locais”, afirma o secretário de Saúde, Fábio Lopez.

Na primeira parte do encontro, o foco foi discutir de que forma capacitar a rede municipal de saúde para um melhor conhecimento da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer.

Divididos em quatro grupos, os profissionais foram desafiados a discutir um programa de capacitação para profissionais das policlínicas voltado para suspeição, rastreamento e diagnóstico precoce de câncer. Todos devem passar a ter um olhar sensível para o paciente: agentes comunitários de saúde, dentistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos.

O Plano de Ensino, com objetivos, métodos de avaliação e estratégias para sustentabilidade por meio de multiplicadores capacitados, será desenvolvido pela Escola da Saúde de Santos em conjunto com o A.C. Camargo Cancer Center.

A segunda parte do workshop teve como foco o desenvolvimento das diretrizes para os novos protocolos voltados aos cânceres de pulmão e colorretal. A ideia é dar mais autonomia ao médico generalista da policlínica, para que este possa, baseado em protocolo, solicitar exames de maior complexidade, hoje atribuição do especialista. Dessa forma, a tendência é reduzir a jornada do paciente na busca pelo diagnóstico, com mais assertividade no encaminhamento ao especialista e chances maiores de cura ao paciente.

Outros objetivos são o aumento da conscientização sobre o rastreio e diagnóstico precoce de câncer, reforço do monitoramento da população de risco e melhor qualificação dos profissionais.

Os médicos do A.C. Camargo Cancer Center Jefferson Luiz Gross, líder do Centro de Referência em Tumores de Pulmão e Tórax, e Samuel Aguiar Júnior, líder do Centro de Referência de Tumores Colorretais, participaram desta parte do workshop por meio da transferência de conhecimento, experiência e esclarecimento de dúvidas.

Os profissionais da secretaria foram convidados a estabelecer a abrangência dos novos protocolos: quais profissionais envolvidos, os pacientes elegíveis, a jornada do paciente na saúde municipal para uma assistência de qualidade e em tempo hábil, entre outros aspectos.

A escolha destes dois tipos de câncer teve como base a análise situacional para construção do diagnóstico de oportunidades, realizada nos últimos 15 meses pela equipe do A.C. Camargo Cancer Center, com entrevistas de servidores municipais de Santos e visitas às unidades de saúde.

“As equipes se mostraram engajadas e preocupadas com a construção desse projeto de forma conjunta. Toda a discussão vai subsidiar o desenvolvimento dos novos protocolos e capacitações, que seguirão as diretrizes do SUS de universalidade e diagnóstico em tempo oportuno”, finalizou Sara Araújo, analista da área de Impacto Social do A.C. Camargo Cancer Center.

O workshop foi viabilizado pela Escola da Saúde de Santos na Universidade São Judas, que cedeu o espaço para a atividade.

Duas ações já foram realizadas junto ao público santista a partir da PPP com o A.C. Camargo Cancer Center e o Comunitas. Em junho e em dezembro de 2024, foram feitas atividades de busca de câncer de pele para qualquer interessado, no Novo Quebra-Mar (José Menino).

Centenas de pessoas participaram e quem apresentou lesão considerada suspeita após avaliação de triagem foi orientado a procurar um dermatologista para descarte ou confirmação diagnóstica. Desses, 88 eram pacientes do SUS que saíram da ação já com o agendamento do especialista.

 

Veja também:

Defesa Civil alerta para frio intenso no estado de São Paulo
Operação da PF em Guarulhos impede tráfico de animais silvestres
Pesquisadores brasileiros criam teste rápido para bebidas adulteradas
Desabamento em Olinda deixa dois mortos e feridos

Mais lidas hoje: