O Carnaval é uma festa popular e a diversão é um direito de todos. E em Itanhaém, quando se fala “todos”, isso significa um olhar de atenção para cada criança, respeitando as diferenças, individualidades, limites e formas de sentir o mundo.
É assim que Theo, de 4 anos, diagnosticado com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), poderá viver a experiência do Carnaval de uma forma segura e tranquila. Sensível a sons altos e a ambientes cheios, Theo sempre precisou se afastar de eventos festivos. Mas em Itanhaém, a história é diferente.
Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr
Pensando em crianças como Theo, a Prefeitura de Itanhaém, por meio da Secretaria de Educação e Secretaria de Cultura e Economia Criativa, vai realizar pela terceira vez a Matinê Inclusiva, que abre a programação de Carnaval já na sexta-feira (13), com uma tarde planejada para acolher crianças com deficiência física, transtornos do neurodesenvolvimento e sensoriais, além de suas famílias, que muitas vezes sentem-se discriminadas e incompreendidas diante de eventos e festividades.
Além da diversão, a proposta é cuidado. A festa contará com som em volume reduzido, pausas sempre que necessário, comunicação alternativa, interprete de libras e protetores auriculares para quem precisar e um espaço especial de conforto sensorial, permitindo que cada criança participe no seu tempo e do seu jeitinho.
Enquanto escolhe com o filho a fantasia para o desfile, o sentimento da mãe de Theo é de tranquilidade. Porque ela está ciente de que se o som incomodar, haverá um espaço para ele descansar. Se precisar de silêncio, ele será respeitado. Detalhes simples, mas que representa muito para famílias atípicas que, durante anos, precisaram abrir mão da diversão em nome do conforto e bem estar do filho.
A Matinê acontece das 16 às 19 horas, no Centro de Convenções Miguel Reale. A programação contará com pintura facial, cabelo maluco, brincadeiras, distribuição de máscaras, apresentação musical com a Banda Bella Época e um desfile de fantasias, onde as crianças poderão competir com muita criatividade.
Segundo o secretário de Educação, Hugo Di Lallo, a iniciativa foi planejada para acolher, e não excluir. “Juntos somos melhores e a Matinê tem também o cuidado e a sensibilidade da Secretaria de Turismo e de Cultura, que abraçaram essa causa com zelo e compromisso, com outras áreas da administração municipal, garantindo uma tarde especial para todas as famílias”, destacou.
Em Itanhaém, o Carnaval pode ser um espaço de alegria compartilhada, onde cada criança pode brincar, sorrir e se sentir pertencente. Porque inclusão também é permitir que todos vivam a magia do Carnaval.
Quem quiser participar, o Centro de Convenções está localizado na Rua Sebastião das Dores, n°29, na Praia dos Pescadores.