A Educação Pública de Itanhaém segue colhendo frutos inspiradores. Aos 18 anos, o estudante Murilo Costa Dominiscki Luz, morador do Município, acaba de conquistar um feito que enche a cidade de orgulho. Ele foi aprovado no curso de Medicina com bolsa de 100% na Faculdade de Ciências Médicas de Santos e também em mais três universidades públicas, na USP, Unesp e Unicamp, para Engenharia Civil.
Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram, no Facebook, no Twitter, no Youtube e no Flickr
A trajetória de Murilo é marcada por dedicação, incentivo familiar e pela base sólida construída ao longo de sua formação na Rede Municipal de Ensino de Itanhaém.
Com raízes na escola pública, Murilo iniciou sua vida escolar na EM Luiz Gonzaga, onde cursou a Educação Infantil e os dois primeiros anos do Ensino Fundamental. Foi ali que participou, pela primeira vez, de uma olimpíada científica, conquistando medalha de prata na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA).
A partir do 3º ano, passou a estudar na EM Harry Forssell, no Jardim Oásis, também da rede municipal, escola que teve papel fundamental em sua formação acadêmica. Incentivado por professores, Murilo se destacou em diversas disciplinas e alcançou resultados expressivos em competições nacionais.
No 8º ano, conquistou medalha de prata na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e no 9º ano, alcançou o ouro, uma das maiores honrarias da competição. O desempenho refletiu também nas avaliações externas. No 6º ano, Murilo gabaritou a prova do SAEB, demonstrando excelência acadêmica desde cedo.
“Os professores sempre me incentivaram muito, seja com desafios, competições ou conteúdos mais avançados. Isso fez com que o estudo nunca fosse um fardo para mim”, relembra.
Entre os educadores que marcaram sua trajetória, Murilo destaca os professores de Matemática Thiago Telles e Luciene Sacone.
Murilo também conquistou o 1º lugar no vestibulinho da Etec de Itanhaém, acertando 95% da prova (38 de 40 questões) e obteve a maior nota entre os três cursos oferecidos naquele ano. O resultado foi o melhor percentual de acertos desde o período da pandemia.
Na Etec de Itanhaém, onde cursou Administração, Murilo se desenvolveu profissionalmente e conciliou a rotina intensa do ensino integral com longas jornadas de estudo à noite e aos finais de semana. “No último ano, eu estudava geralmente de 2 a 4 horas por noite, e nos dias livres chegava a 6 ou 8 horas, fazendo simulados e revisões”, conta.
O caminho da Medicina
Inicialmente optando pelas áreas de exatas, Murilo havia escolhido seguir carreira em Engenharia Civil, o que o levou às aprovações na USP, Unesp e Unicamp. No entanto, após o resultado do Enem, percebeu que o sonho da Medicina estava mais próximo do que imaginava. “Pesquisei bastante e confirmei um interesse que eu já tinha. Vi que era possível”, explica.
Com o Ensino Médio concluído em dezembro de 2025, Murilo se prepara para iniciar o curso de Medicina em Santos, com bolsa integral.
Filho de uma família que sempre valorizou a educação, com pai e tias professores, Murilo acredita que o incentivo foi essencial para suas conquistas. “O estudo abre portas e as oportunidades estão mais próximas do que muitos imaginam”, afirma.
Para a Educação de Itanhaém, ele deixa uma mensagem de reconhecimento. “A educação tem o poder de transformar as pessoas, assim como fez comigo. Tenho certeza de que, se o trabalho continuar sendo bem feito, muitos outros frutos serão colhidos.”