Muretinha é escolhida com 54% dos votos pelos santistas como mascote da Prefeitura

Redação Santos Notícias
Após enquete no Instagram oficial da Prefeitura de Santos (@santoscidade), realizada entre 1º e 8 de outubro, a população escolheu o mascote que vai ilustrar publicações e materiais institucionais do Município. Do total de 3.436 votos, 1.855 deles (54% do total) foram dados para a Muretinha, que superou os concorrentes Bondinho (825 votos – 24%), Leãozinho (619 votos – 18%) e Cafézinho (137 votos – 4%).
A votação popular deu o pontapé inicial para as comemorações dos 480 anos de Santos, celebrados em 26 de janeiro de 2026, e aproveitou o Mês das Crianças para o engajamento da população.
A Muretinha representa a Balaustrada, design artístico presente nas muretas dos canais de Santos, que ganhou valor estético e turístico, tornando-se parte essencial da paisagem urbana e da memória afetiva dos santistas.
Há mais de 80 anos, a mureta decora a orla e inspira artistas de diferentes gerações. A presença marcante desse símbolo ultrapassou o espaço urbano e hoje, aparece em suvenires, quadros, joias, bijuterias e até em tatuagens, reafirmando sua importância cultural.
CALENDÁRIO
A Muretinha será tema do Calendário Oficial de Santos 2026. A Prefeitura lançará um concurso cultural que selecionará 12 desenhos autorais de artistas que vão compor a folhinha. Cada obra deverá retratar a Muretinha em diferentes pontos da Cidade, conectando o mascote à identidade visual e aos ícones de Santos.
O objetivo é incentivar e valorizar a produção artística local. O edital com as regras de participação será divulgado em breve nos canais oficiais da Prefeitura.
CRIAÇÃO
As quatro opções de mascotes, incluindo a Muretinha, foram desenvolvidas pelo designer gráfico Fábio Roberto de Andrade Filho, apaixonado por arte digital desde a infância. Ele atua na Secretaria de Comunicação e Economia Criativa (Secom) e utiliza nas suas criações programas como Adobe Photoshop, After Effects e Blender, os quais incorporaram recursos de IA (Inteligência Artificial) em suas funções, proporcionando uma abordagem mais exploratória para a criação de ilustrações.
“No processo criativo, a gente precisa pensar em tudo: se o mascote vai ter olhos grandes ou pequenos, perna curta ou longa, tudo tem um porquê. Por exemplo, no caso da Muretinha, a perna longa faz sentido porque um dia ela pode aparecer andando de bicicleta e com perna curta, isso nem seria possível”, explica Fábio. “Os recursos tecnológicos entram justamente para ajudar nessa construção, permitindo que se visualize várias possibilidades em pouco tempo, teste formatos diferentes e ajuste detalhes. Isso otimiza o tempo e dá mais liberdade para focar na parte criativa”.
Todo o  processo integra o setor de Media Arts (Artes Midiáticas), campo da economia criativa que une criatividade, tecnologia e comunicação para explorar e expressar ideias.

Veja também:

Defesa Civil alerta para frio intenso no estado de São Paulo
Operação da PF em Guarulhos impede tráfico de animais silvestres
Pesquisadores brasileiros criam teste rápido para bebidas adulteradas
Desabamento em Olinda deixa dois mortos e feridos

Mais lidas hoje: