CINEMA
Cine Arte Posto 4 – ‘Monsieur Aznavour’
Monsieur Aznavour acompanha a trajetória de um artista singular que se tornou símbolo da cultura francesa. A trama segue Charles Aznavour desde a infância humilde como filho de imigrantes armênios até sua ascensão e fama como cantor e ator, que o consagrou como uma figura querida e amada no cenário francês. Com sua voz rouca que superou as expectativas de todos, Aznavour supera a pobreza e as adversidades e as transforma em arte graças a uma ambição sem precedentes. Entre o talento, a sorte e a dedicação implacável, vemos a trajetória romântica, profissional e pessoal de uma lenda que conseguiu criar mais de mil canções em diferentes línguas, deixando um legado majestoso. No elenco: Tahar Rahim, Bastien Bouillon, Marie-Julie Baup. A direção é de Mehdi Idir e Grand Corps Malade. Classificação: 14 anos.
Quando: em cartaz de quinta (9) a terça-feira (14) – atenção, no dia 15 (quarta), o cinema abrigará programação da Semana Plínio Marcos.
Horários: 16h, 18h30, 21h
Local: Cine Arte Posto 4. Av. Vicente de Carvalho s/nº, próximo ao canal 3
Entrada: R$ 3,00 (inteira) e R$1,50 (meia). Pagamento temporariamente só em dinheiro
‘Sala Maurice Legeard’ – Vila Criativa Vila Progresso
Duas animações serão exibidas na ‘Sala Maurice Legeard’. Às 16h30 terá o filme ‘Scooby-Doo e a Caçada Virtual’. Na sequência às 19h, tem a produção ‘Frankenweenie’.
Quando: sexta-feira (10)
Sessões: 16h30 e 19h
Local: Vila Criativa Progresso (R. 3, s/n, Vila Progresso)
Entrada gratuita.
Miss – Sessão Especial Outubro Rosa
Sessões de filmes como parte da Campanha Outubro Rosa 2025, um movimento para a conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. Nesta edição será exibido o filme ‘Ma Ma’. Na história, Magda (Penélope Cruz) é diagnosticada com câncer de mama e logo depois descobre estar grávida. Ela enfrenta essa difícil situação de maneira resplandecente e otimista com o apoio de seu companheiro e do filho, acreditando no poder de cura da menina que carrega no ventre. Classificação: 14 anos. Direção: Julio Medem.
Quando: sexta-feira (10)
Horário: 13h
Local: Museu da Imagem e do Som de Santos. Av. Senador Pinheiro Machado, 48 – Vila Mathias.
Gratuito
Cinemateca – Cinquenta anos em Cena
O filme ‘Pasqualino Sete Belezas’ (Pasqualino Settebellezze) de passa durante a Segunda Guerra Mundial, quando Pasqualino (Giancarlo Giannini), desertor italiano, é capturado pelos alemães e enviado a um campo de concentração, fazendo tudo para sobreviver. Em flashbacks, lembra de suas sete irmãs (“as sete belezas”), do assassinato do amante de uma delas, de sua confissão e prisão, da troca calculada para um asilo e da decisão de se tornar soldado para escapar da prisão. Apesar de seu caráter fraco e covarde, consegue sobreviver à guerra e retornar a Nápoles, com um plano para se manter vivo até a próxima catástrofe mundial. Direção: Lina Wertmüller. Classificação: 16 anos.
Quando: sábado (11)
Horário: 20h
Local: Cinemateca de Santos. Rua Ministro Xavier de Toledo, 42 – Campo Grande
Gratuito
Miss – Sessão de Curtas
No filme ‘Oriranti’, a neurocientista Tuane desenvolve ANA, um dispositivo para acessar memórias. Durante os testes, ela descobre que o sistema potencializa os traumas raciais que ela mesma vivenciou. Já o documentário ‘Minas no Skate’ acompanha a trajetória de três jovens skatistas da Baixada Santista, revelando como o skate se tornou uma poderosa forma de expressão, liberdade e empoderamento feminino.
Quando: sábado (11)
Horário: 19h
Local: Museu da Imagem e do Som de Santos. Av. Senador Pinheiro Machado, 48 – Vila Mathias.
Gratuito
Pontos Mis – Sai da Frente
A comédia nacional ‘Sai da Frente’ é a atração do projeto Pontos Mis. Isidoro Colepícula é um atrapalhado dono de caminhão. Com a ajuda de seu cachorro Coronel, ele realiza uma mudança de São Paulo para a cidade de Santos. Depois de muita confusão com burocratas, policiais e motoristas no trânsito, Isidoro retorna a São Paulo transportando animais de um circo. De volta à capital, ele volta para o aconchego de sua família. Direção: Abílio Pereira de Almeida. Elenco: Milton Ribeiro, Amácio Mazzaropi, Galileu Garcia. Classificação: 10 anos.
Quando: segunda-feira (13)
Horário: 19h
Local: Museu da Imagem e do Som de Santos. Av. Senador Pinheiro Machado, 48 – Vila Mathias.
Gratuito
Cineclube Broadway Voices – ‘O que Terá Acontecido a Baby Jane?’
Jane Hudson é uma artista que, quando criança, ficou famosa e conhecida como Baby Jane. Depois de um acidente, ela caiu no ostracismo e, já adulta, vive trancafiada na casa que divide com sua irmã Blanche. Destinada a voltar aos palcos, a atriz vai tentar retomar o personagem que a fez famosa – nem que para isso precise passar por cima de algumas pessoas bem próximas. Direção: Robert Aldrich. Elenco: Bette Davis, Joan Crawford, Victor Buono. Classificação: 12 anos.
Quando: segunda-feira (13)
Horário: 15h
Local: Museu da Imagem e do Som de Santos (Miss). Av. Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias
Entrada gratuita
Mostra Cine Melhor Idade
O evento apresenta os curtas-metragens realizados pelos participantes das oficinas de cinema com celular voltadas ao público 60+, em uma celebração do olhar maduro sobre o cotidiano, a memória e a vida. Todos os trabalhos foram criados coletivamente, desde a ideia e o roteiro até a gravação e a edição. O projeto foi idealizado pelo cineasta Gustavo SD Brandão e pela produtora cultural Denise Lara e está, atualmente, formando sua décima turma.
Quando: terça-feira (14)
Horário: 19h
Local: Museu da Imagem e do Som de Santos. Av. Senador Pinheiro Machado, 48 – Vila Mathias.
Gratuito
‘Sala Carlos Mauri Alexandrino’ – Vila Criativa da Penha
O projeto Pontinho Mis promove exibição do filme ‘Teca e Tuti: Uma Noite na Biblioteca’. Na produção, conhecemos a pequena traça Teca (Luy Campos), que vive com toda sua família e com seu fiel ácaro de estimação, conhecido como Tuti (Hugo Picchi), em uma organizada e movimentada caixa de costura. O cotidiano de todos é regado de aventuras, festas e, claro, muitos objetos para comer. Porém, um dia, Teca acaba indo contra seu próprio instinto quando aprende a ler e percebe que os livros não podem ser comidos, afinal, eles guardam as histórias que ela adora. Empenhados em resolver um grande mistério, Teca e Tuti partem em direção à biblioteca em busca da história mais importante de suas vidas
Quando: 15 de outubro (quarta-feira)
Sessão: 14h30
Local: Vila Criativa da Penha (Rua Brigadeiro Newton Braga, 39 – Saboó)
Entrada gratuita.
Cine Arte Posto 4 – ‘Cinema Plínio Marcos’
Dentro da programação da Semana Plínio Marcos, o Cine Arte Posto 4 abriga a exibição das seguintes produções cinematográficas: longa-metragem ‘Rainha Diaba’ (16h); filme ‘Dois perdidos numa noite suja’ (18h); cena ‘Quando as máquinas param’ – alunos do núcleo 50+ da Escola de Arte Cênicas Wilson Geraldo (19h30); bate-papo com Antônio Munhoz e Orleyd Faya sobre o documentário ‘Plinio Marcos, O homem do caminho’ (20h) e exibição do documentário ‘Plinio Marcos, O homem do caminho’ (20h50).
Quando: 15 de outubro (quarta-feira)
Horários: a partir das 16h
Local: Cine Arte Posto 4. Av. Vicente de Carvalho, s/nº, próximo ao canal 3
Gratuito
DANÇA
Baile na Praia
Banda Modullum faz show durante a próxima edição do ‘Baile na Praia’. A realização do projeto é da Secretaria de Cultura de Santos.
Quando: domingo (12)
Horário: 19h
Local: Fonte do Sapo. Orla da Aparecida
Entrada gratuita. Em caso de chuva, o evento será cancelado
Um Sonho Muitas Histórias
O espetáculo de dança ‘Um Sonho Muitas Histórias’ celebra os 20 anos da Escola Municipal de Dança em Cadeira de Rodas e Esportiva da Secult – em parceria com o Studio Las Cia de Dança.
Quando: terça-feira (14)
Horário: 20h
Local: Teatro Municipal Braz Cubas. Av. Pinheiro Machado, 48 – Vila Mathias
Gratuito
EXPOSIÇÃO
‘É possível se dançar assim’
‘É possível se dançar assim’ celebra os 20 anos da Escola Municipal de Dança em Cadeira de Rodas e Esportiva da Secretaria de Cultura de Santos. A mostra pretende contar a trajetória de seus alunos, bailarinos, competidores do movimento que é a Dança em Cadeiras de Rodas na cidade de Santos e suas contribuições nacionais e internacionais, por meio de vídeos e outras linguagens artísticas.
Abertura: sexta-feira (10), às 19h
Visitação: até 30 de outubro, das 13h às 18h, de segunda a sexta
Local: Galeria de Arte Braz Cubas. Av. Pinheiro Machado, 48 – 2º piso – Vila Mathias
Entrada franca
Exposição ‘Entre o Conto e o Olhar’
A exposição apresenta o resultado do curso Direção de Arte para Audiovisual, ministrado por Márcia Okida, no Museu da Imagem e do Som de Santos (MISS), dentro do projeto Fábrica Audiovisual da Secretaria de Cultura de Santos. A mostra reúne dez trabalhos criados pelos alunos, que tiveram como desafio transformar os contos do livro Contos Diminutos, de Marcos Guinoza, em experiências visuais. O exercício partiu da pergunta: como seria a direção de arte, se cada texto se tornasse um filme, um curta, um cartaz ou um retrato autoral? O resultado é uma coleção de olhares. Cada aluno interpretou o conto escolhido a partir de seu próprio repertório sensível, e alguns até trabalharam sobre o mesmo texto, revelando como uma única narrativa pode ganhar múltiplas vidas visuais.
Quando: de segunda (13) a 31 de outubro
Horário: visitação de segunda a sexta, das 14h às 20h
Local: Museu da Imagem e do Som de Santos (Miss). Av. Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias
Gratuito
Prodesan em Cores
A Galeria ‘Nelson Penteado de Andrade’ recebe a Exposição ‘Prodesan em Cores’, que marca os 60 anos da Prodesan (Progresso e Desenvolvimento de Santos S/A). A mostra reúne 24 trabalhos – realizados pelos próprios funcionários. As pinturas foram selecionadas por meio de um concurso interno e retratam o icônico edifício-sede da Prodesan. A inspiração veio dos livros de colorir da artista Bobbie Goods, fenômeno entre crianças e adultos.
Visitação: até 17 de outubro, de segunda a sexta, das 8h às 18h
Local: Galeria de Arte ‘Nelson Penteado de Andrade’. Praça dos Expedicionários, 10 – Gonzaga.
Gratuito
Exposição ‘Olhares’
A mostra fotográfica ‘Olhares’ propõe uma contemplação sobre a realidade da Baixada Santista, em suas complexidades e contradições. Neste espaço, olhares variados se entrelaçam, cada um deles constituído pelas vivências pessoais dos jovens fotógrafos que, por meio de suas lentes, traduzem suas experiências únicas em narrativas visuais. Todos são estudantes da Faculdade de Cinema da São Judas – Campus Unimonte, e encontram-se imersos em um ambiente acadêmico desafiador, especialmente na Unidade Curricular “Processos Fotográficos”, sob a regência dos professores Raquel Pellegrini e Everton Oliveira, que visa aprofundar os conhecimentos teóricos e práticos relacionados às diversas técnicas fotográficas, essenciais para a formação integral de cineastas. A mostra apresenta um espaço de diálogo e troca, onde cada fotografia é um fio que tece uma nova narrativa, contribuindo para a construção de uma compreensão mais ampla e inclusiva acerca dos territórios, num mergulho visual numa diversidade de nuances dessa região tão singular.
Quando: até sexta-feira (10)
Horário: visitação de segunda a sexta, das 14h às 20h
Local: Museu da Imagem e do Som de Santos (Miss). Av. Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias
TEATRO
Paul Cabbanes – Alma de Brasileiro
Após uma década morando no Brasil, o francês Paul Cabannes compartilha com o público sua visão peculiar da cultura brasileira. Seu show é um retrato em formato de stand up que responde à pergunta: o que é ter alma de Brasileiro?
Quando: quinta-feira (9)
Horário: 18h e 21h
Local: Teatro Municipal Braz Cubas. Av. Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias
Ingressos: de R$ 60,00 a R$ 120,00. Venda no site Ingresso Digital, pelo link
https://ingressodigital.com/evento/16461,17901/paul-cabannes-alma-de-brasileiro
Sesi – ‘Fábulas e Mais Fábulas’
O Grupo Três Marias e um João apresenta o espetáculo ‘Fábulas e Mais Fábulas’. Aqui os animais falam como se fossem pessoas e passam por situações que bem que poderiam acontecer a qualquer um de nós, de um jeito mais ou menos parecido. Tem ratos se aventurando, tem corrida entre lebre e tartaruga, tem raposa tentando roubar o queijo do corvo, e tem também o leão, o rei da floresta, precisando de ajuda. No final da apresentação, vamos brincar com as crianças de adivinha, será que vocês sabem que bicho é esse?
Quando: sábado (11)
Horário: 11h
Local: Sesi Santos. Av. Nossa Senhora de Fátima, 366 – Santa Maria
Ingressos: Informações e reserva: https://www.sesisp.org.br/evento/8765e262-c574-497f-a068-0d0abb404d28/fabulas-e-mais-fabulas
Sesi – ‘Eu, Migo e meu Umbigo’
Daniel Meirelles apresenta ‘Eu, Migo e meu Umbigo’ dentro do projeto ‘Parcerias / Projetos Locais – Artes Cênicas’. Na história, Suspiro, um palhaço e sua mala cheia de memórias, interage com o mundo interno e o mundo externo, deparando-se com o lixo interior que foi jogado para debaixo do tapete de suas lembranças.
Quando: sábado (11)
Horário: 14h
Local: Sesi Santos. Av. Nossa Senhora de Fátima, 366 – Santa Maria
Ingressos: Informações e reserva: https://www.sesisp.org.br/evento/45b0ee25-ec56-488d-a638-40a9aba9a72c/eu-migo-e-meu-umbigo
‘Em Risco’ – apresentação infantil Dia das Crianças
O grupo Em Bando Coletivo exibe ‘Em Risco’, no dia das crianças, às 14h, no Jardim Botânico Chico Mendes (R. João Fraccaroli s/nº, Bom Retiro). A peça é um convite para caminhar à deriva pelas vias das cidades. Na intervenção – como um jogo – uma moeda define quando virar à direita ou à esquerda. Assim, o público se une aos performers para intervir no espaço urbano, ora observando o cotidiano, ora refletindo e sobrepondo riscos de giz pelo caminho.
No Jardim Botânico a apresentação será especial, pois se trata de uma versão do espetáculo para crianças e adultos acompanhantes. A proposta é o resgate do brincar como ferramenta de apropriação do espaço. A performance é fruto de uma criação coletiva que conta com Dafne Oliveira, Felippe Salve, Giovanna Del Nero, Jamili Limma, João Lírio, Luma Eckert, Marcus Di Bello e Paola Caruso. ‘Em Risco’ é realizado pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura por meio de concurso da Prefeitura, via Secult, também com verba do Governo Federal através do MinC. Interessados também podem reservar ingressos no Instagram.
Quando: domingo (12)
Horário: 14h
Local: Jardim Botânico Chico Mendes. Rua João Fraccaroli s/nº, Bom Retiro
Ingressos: gratuitos, com reserva pelo @embandocoletivo
Teatro Infantil na Concha
Os pequenos poderão assistir dois espetáculos infantis neste domingo. Primeiro, às 16h, tem a peça ‘Os Óculos do Invisível’. A montagem – inspirada no livro de mesmo nome – aborda temas como ‘bullying’, amizade, confiança e como lidar com os pensamentos e sentimentos. Depois, às 17h30, o público confere o espetáculo ‘As Duas Vontades de Mari’. As apresentações têm realização da Fundação Logosófica de Santos.
Quando: domingo (12)
Horário: 16h e 17h30
Local: Concha Acústica Vicente de Carvalho. Orla do Gonzaga – ao lado do canal 3
LITERATURA
Leia Santos
A programação do mês de outubro do projeto Leia Santos tem início nesta sexta-feira, na Praça Gago Coutinho, localizada na Ponta da Praia. Durante a edição, moradores e turistas poderão retirar gratuitamente livros e gibis. Realização: Secretaria de Cultura de Santos (Secult)
Quando: sexta-feira (10)
Horário: das 10h às 14h
Local: Praça Gago Coutinho (Ponta da Praia)
Gratuito
MÚSICA
Concha Rock Kids – Solidário
O Concha Rock Santos apresenta a primeira edição do ‘Concha Rock Kids’, evento solidário que arrecadará brinquedos para o Dia das Crianças (destinados a entidades cadastradas no Fundo Social de Solidariedade). Para agitar a festa, os músicos da Soldout vão invadir a cidade em um tributo acústico especial em homenagem à banda santista Charlie Brown Jr. Referência do rock nacional na Baixada Santista, a Soldout foi criada em Santos, em 2016. A formação atual conta com Felipe Pierri (vocal), André Freitas (guitarra), Denys Mascote (baixo) e João Castro (bateria).
Quando: sexta-feira (10)
Horário: 18h
Local: Concha Acústica Vicente de Carvalho. Orla do Gonzaga – ao lado do canal 3
Ingresso solidário: A organização do evento pede ao público a doação de um brinquedo novo ou usado (em bom estado). Quem doar vai concorrer ao prêmio de uma bicicleta sorteada pela WallBike.
Semana Gilberto Mendes
A 7ª Semana Cultural Gilberto Mendes reverencia a obra e a vida de um dos maiores nomes da música contemporânea do Brasil. O evento começa sexta-feira (10), às 18h, na Pinacoteca Benedicto Calixto (Av. Bartolomeu de Gusmão, 15, Boqueirão) com abertura oficial, seguida de programação cultural. No sábado (11), às 16h30, a Casa das Culturas de Santos (Rua Sete de Setembro, 49, Vila Nova) abriga a palestra ‘A arte experimental e a tradição caiçara’, com Márcio Barreto e mediação de Flávio Viegas Amoreira. Às 17h, no mesmo local, ocorre o Sarau Gilberto Mendes literomusical, com Flávio Amoreira, além dos artistas convidados: Bartolomeu Pereira de Souza, Alexandre Miguel de Souza, Clara Sznifer, Madô Martins, Cynthia Panca e palco aberto para a participação do público. No domingo (12), às 17h, em frente ao Museu do Café (Rua XV de Novembro, 95, Centro Histórico), tem a intervenção de dança Cais, entre futuros e memórias, com Beth Bastos e artistas convidados. Já na segunda-feira, o ‘Cine Mendes’ exibe curtas-metragens e videodança sobre a vida e obra do homenageado. A transmissão será pelo canal do YouTube https://youtube.com/@percutindomundos.
Quando: de sexta (10) até segunda (13)
Horários diversos
Gratuito
Samba Diferente
Uma roda de samba e pagode na orla do Gonzaga será apresentada pelo conjunto Samba Diferente. O grupo fará um show animado na Concha Acústica Vicente de Carvalho. Mais informações no Instagram @gruposambadiferente2oficial
Quando: sábado (11)
Horário: 19h
Local: Concha Acústica Vicente de Carvalho. Orla do Gonzaga – ao lado do canal 3
Gratuito
Chorinho no Aquário
A talentosa cantora Verônica Ferriani vem a Santos neste fim de semana para revisitar a obra de Cartola, durante o projeto ‘Chorinho do Aquário’. Cartola nasceu Agenor de Oliveira, no Rio de Janeiro, e se tornou um dos maiores sambistas do mundo. Ele completaria 117 anos neste sábado e para prestar uma justa homenagem ao artista, a compositora e instrumentista Verônica Ferriani, conhecida por sua profunda conexão com o samba e o choro, preparou um show especialmente para a ocasião. Além dos clássicos imortalizados no cancioneiro do cantor, poeta, instrumentista e compositor, Verônica também promete dividir com o público passagens da vida e trajetória de Cartola e sua ligação genuína com a Mangueira, sua escola de samba do coração.
Alvorada, Cordas de Aço, O mundo é um moinho, Tive sim e As rosas não falam são alguns dos sucessos garantidos no repertório. Verônica, na voz e violão, estará acompanhada no palco por Victoria dos Santos na percussão geral. O Chorinho no Aquário é uma realização da Organização Social Associação dos Artistas e da Prefeitura de Santos, pela Secretaria de Cultura, e tem apoio institucional do Clube do Choro de Santos. Apoios: Santos Brasil, Transbrasa e Autoridade Portuária de Santos, por meio da legislação federal de incentivo à cultura – Lei Rouanet.
Quando: sábado (11)
Horário: 18h
Local: Praça Luiz La Scala – Ponta da Praia
Entrada gratuita. Se chover, a apresentação será cancelada
ATIVIDADES
Casa das Culturas
A Casa das Culturas abriga neste sábado (11) oficina literária com o escritor Flávio Viegas Amoreira, curador da Casa (15h); lançamento do livro ‘A menina que via Iemanjá: Histórias de Orixás’, da escritora Katia Vaz Perez Alves Baçarica (15h); palestra ‘A arte experimental e a tradição caiçara’ com o pesquisador e artista Márcio Barreto e mediação do escritor Flávio Viegas Amoreira (16h30); sarau lítero-musical pela Semana Gilberto Mendes (17h) e sarau de cordas com temas de games (17h30). O espaço também abriga o Memorial José Bonifácio, com conteúdos sobre a vida e obra do santista José Bonifácio de Andrada e Silva, o Patrono da Independência. A Casa funciona num imóvel centenário e restaurado da Rua Sete de Setembro, e tem gestão compartilhada entre a Fundação Arquivo e Memória de Santos e a Secretaria de Cultura. O horário de funcionamento é de terça a sábado, das 9h às 18h.
Quando: sábado (11)
Horário: a partir das 15h
Local: Casa das Culturas de Santos. Rua Sete de Setembro, 49, Vila Nova
Entrada gratuita
Semana Plínio Marcos
De segunda-feira (13) a 17 de outubro, a Secretaria de Cultura (Secult) realiza a ‘Semana 90 Anos de Plínio Marcos’, uma homenagem ao inesquecível dramaturgo, ator e escritor santista, que marcou a história do teatro brasileiro com sua obra intensa, humana e provocadora. A abertura oficial contará com a presença de Kiko Barros, filho do homenageado, no Teatro Guarany, às 19h. Depois o público confere a cena ‘Quando as máquinas param’ – dos alunos do núcleo 50+ da Escola de Arte Cênicas Wilson Geraldo e para finalizar, o espetáculo ‘Eu fiz por merecer’. A programação completa está no Instagram @culturasantos_
Quando: de segunda (13) até dia 17 de outubro
Horários diversos
Programação no Instagram @culturasantos_
Gratuito